02/12/2014 15:42

Prazo de adesões ao Movimento Cultural do Pessoal da Caixa 2015 termina no dia 20 de dezembro

undefined

O empregado da Caixa tem prazo até o dia 20 de dezembro para aderir à nova campanha do Movimento Cultural do Pessoal da Caixa (MCPC), a ser desenvolvida em 2015. Criado no ano de 2006 por iniciativa da Fenae, em parceria com as Apcefs, o MCPC realiza o projeto Eu Faço Cultura (EFC), o maior do Brasil financiado com recursos do IRPF.

Para colaborar com o MCPC, acesse o portal www.mundocaixa.com.br/mcpc. Outra opção é clicar nos banners hospedados no site da Fenae (www.fenae.org.br) e na plataforma de relacionamento Mundo Caixa (www.mundocaixa.com.br). A Lei Rouanet estabelece que cada cidadão poderá destinar até 6% de seu Imposto de Renda devido como pessoa física a projetos culturais, sem qualquer custo.

Com o MCPC, que na próxima edição terá novo formato, o empregado da Caixa não apenas colabora para manter viva a diversidade cultural do nosso país, como também ajuda a expandir o maior projeto cultural apoiado por pessoas físicas do Brasil.

Ao longo de sete anos de existência, o EFC levou música e cultura para mais de 60 cidades, com mais de 200 eventos realizados. Nesse período, R$ 31 milhões foram arrecadados e investidos, beneficiando mais de 50 instituições e 600 mil pessoas. As atividades do MCPC já engajaram aproximadamente 30 mil dos 100 mil empregados do banco.

Até agora, foram registradas 1.082 adesões. São Paulo lidera o ranking de doadores, com 213 doadores, seguido por Minas Gerais (162), Rio de Janeiro (95), Rio Grande do Sul (91), Paraná (76) e Distrito Federal (73).

O diretor de Cultura da Fenae, Moacir Carneiro, diz ser preciso muito mais e lembra que ninguém coloca a mão no bolso, pois a destinação sai do IR devido. E acrescenta: “Se a pessoa tiver direito a restituição, terá o valor destinado ao MCPC acrescido no total a ser recebido. No caso de imposto a pagar, terá um desconto na quantia. Na prática, o contribuinte vai determinar que aquele dinheiro que ele terá que dar ao leão de qualquer jeito seja investido no projeto”.

Além do empregado da Caixa, também podem participar os funcionários da Fenae, Apcefs, Caixa Seguros, PAR Corretora de Seguros e Funcef. “Essa participação, segundo Jair Pedro Ferreira, presidente da Fenae, é fundamental para o MCPC levar cultura para todo o país”. Ele esclarece é com o dinheiro arrecadado em 2012 que está sendo realizado o EFC deste ano. “Agora, o objetivo é arrecadar os recursos para a edição 2015, cujo formato vem sendo avaliado pelo Ministério da Cultura”, diz.

Compartilhe