21/09/2015 15:28

“Canção do Amor Virtual” vence seletiva do Música Fenae

undefined

Na última sexta-feira, 18 de setembro, a Apcef Ceará escolheu o seu representante para o Música Fenae 2015. A composição vencedora foi “Canção do Amor Virtual”, de Paulo Araújo, empregado lotado na GILOG-FO. A 12ª edição do evento acontece entre os dias 2 e 4 de dezembro em Recife (PE).

Além da vencedora, mais três composições foram apresentadas no Clube da Caixa para a disputa: “Da Maior Certeza” (2º lugar), de Pachelly Jamacaru, da agência Crato; “Arranhões só de Amor” (3º lugar), de Robson Barros, da agência Quixeramobim; e “Verso e ReVerso” (4º lugar), de Neudirene Bento, da GIFUG-FO, e interpretada por Lauro Oliveira Lima.

A Comissão Técnica foi formada por Nelson Augusto (jornalista e radialista da Rádio Universitária), Tarcísio José de Lima (virtuose da música) e Moita Soares (musicólogo). “A competição foi marcada pela qualidade das canções, pela excelente interpretação dos artistas e o alto nível técnico dos jurados. Ficamos muito felizes em dar este reconhecimento e espaço para os talentos da Caixa. Agradecemos a participação de todos e parabenizamos especialmente o grande vencedor”, afirma Áureo Júnior, presidente da Apcef Ceará.

A música vencedora é uma composição do empregado Paulo Araújo, que subiu ao palco para interpretá-la ao lado de dois colegas instrumentistas: Augusto e Cassiano, ambos também empregados da Caixa. “É a primeira vez que participo do Música Fenae e a expectativa é conseguir uma boa colocação na etapa nacional. Estamos muito felizes”, conta Paulo, acrescentando que a música é uma valsa, escrita em homenagem à sua esposa, Cláudia.

“A composição do Paulo é, sem dúvida, muito rica e ainda temos um tempinho para incorporar alguns elementos e fazer uma grande apresentação em Pernambuco”, diz Cassiano. Ele conta ainda que os três colegas fazem parte de um grupo de instrumentistas e cantores, todos empregados da Caixa, criado por uma iniciativa de Wellington Nunes, que resolveu reunir os colegas amantes da música em encontros periódicos. “Dedicamos parte deste prêmio a todos eles”, completa.

“Qualquer evento que envolva música eu estou sempre participando, pois defendo a arte. Falar sobre cultura é falar sobre política e a música é um meio através do qual a sociedade pode articular seu pensamento”, afirma Augusto, listando nomes da música brasileira que admira, como Tom Jobim, Chico Buarque e Noel Rosa.

Na ocasião, também houve confraternização dos atletas participantes dos Jogos Regionais do Nordeste, em Natal (RN). A noite foi finalizada com o show da banda Dona Zefa.

Sobre o Festival 

A 12ª edição do Música Fenae será realizada entre os dias 2 e 4 de dezembro, em Recife (PE), reunindo compositores e intérpretes que são empregados, aposentados e pensionistas da Caixa. Para participar do festival, que é realizado a cada dois anos, os interessados devem estar filiados a uma das 27 Apcefs e disputar as seletivas nos estados.

Conhecido originalmente como Festival da Canção dos Empregados da Caixa (Fenec), a primeira edição aconteceu em 1986, em Vitória (ES). As próximas ocorreram em Manaus-AM (1987), Porto Alegre-RS (1989), Campos do Jordão-SP (1991), São Luís-MA (1993), João Pessoa-PB (1998), Natal-RN (2004), Salvador-BA (2006), Maceió-AL (2008), Goiânia-GO (2010) e Belém-PA (2013).

Compartilhe