07/05/2023 10:44

Apcef Ceará inaugura sistema de energia solar no Clube da Caixa

undefined
 

 

Com o objetivo de modernizar a infraestrutura e de reduzir custos, a Apcef Ceará finalizou a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica que irá atender todo consumo de energia do Clube da Caixa. O projeto foi iniciado ainda na gestão anterior, está 100% implementado e, neste sábado (06/05), foi oficialmente ligado à rede da Enel Ceará após ter a vistoria aprovada pela companhia. 

ENERGIA.jpgAlém de ser uma alternativa sustentável, por ser fonte de energia limpa e renovável, a energia solar deverá gerar uma economia mensal em torno de R$ 10.000,00 na conta de luz do Clube. O valor investido nas instalações será pago pelo dinheiro economizado com a redução de gastos. A estimativa é de que o tempo de retorno do investimento no projeto (payback) seja de 30 meses.

A economia gerada pelo projeto abrirá oportunidade de aumentar, a longo prazo, o poder de investimento em outros setores do Clube da Caixa, melhorando cada vez mais os serviços prestados aos associados. “Nossa missão é aperfeiçoar a estrutura do clube, com alternativas modernas e sustentáveis, para oferecer a melhor experiência aos empregados da Caixa que buscam lazer e práticas esportivas. Trabalhamos diariamente para isso”, afirma Péricles Madeira, presidente da Apcef Ceará.

Foram instaladas 112 placas fotovotaicas, com potência de 665W e geração média de 10.640,00 kWh por mês. Considerando que o consumo médio mensal no Clube é de 10.140,00 kWh, o sistema irá suprir 100% da demanda.  A empresa contratada para executar o projeto foi a Eletro Serv Engenharia, sendo a responsável pelo fornecimento, montagem e início de funcionamento do sistema gerador de energia elétrica de fonte solar fotovoltaica. O contrato foi assinado em novembro de 2022, com investimento de R$ 265.720,00.

 

Compartilhe