Apcef CE participa de reunião na SR Norte e Sul para debater Saúde Caixa
Em resposta ao ofício enviado pelo Sindicato dos Bancários do Ceará, no último dia 15/1, à Superintendência de Rede da Caixa Econômica Federal no Estado, cobrando solução sobre problemas na rede credenciada do Saúde Caixa, foi realizada uma reunião envolvendo as duas partes na manhã desta terça-feira, dia 27/1, no Edifício Sede da Caixa.
O Sindicato dos Bancários tem recebido reclamações constantes sobre dificuldades/impossibilidade de acesso a atendimento médico, laboratorial e terapias multidisciplinares pelo Saúde Caixa, especialmente no Interior. Muitas vezes, os empregados são obrigados a percorrerem centenas de quilômetros em busca de atendimento, às vezes tendo de vir até Fortaleza para que sejam atendidos.
Os representantes dos trabalhadores cobraram que a Superintendência Regional responsável pelo interior do Estado faça uma intervenção urgente junto à matriz do banco em Brasília para que seja realizados estudos técnicos urgentes para mapear as carências no interior do Estado e que sejam promovidas forças-tarefas de credenciamento com flexibilização de exigência burocráticas ou, pelo menos, negociação diferenciada de valores para praças com comprovada escassez de profissionais credenciados, a fim de atrair prestadores locais. Caso isso não seja suficiente, solicitamos que a Caixa apresente uma solução alternativa para garantir a cobertura assistencial, com a contratação de uma rede de atendimento indireta, assegurando que os empregados da Caixa no interior tenham o mesmo padrão de atendimento ofertados nos grandes centros.
Os sindicalistas destacaram também que o problema do Saúde Caixa não é um problema local, mas que esse cenário se repete em várias regiões do país e cobrou um esforço conjunto para proporcionar melhorias para o plano e, consequentemente, para seus usuários.
A Superintendência da Caixa reconheceu que há problemas no credenciamento do plano e concordou em fazer prospecções em cidades do Interior para minimizar o problema e tentar ampliar a rede credenciada. A Superintendência também se comprometeu a levar as principais pautas dos empregados à direção nacional do banco.
A representação dos empregados solicitou ainda a realização de reuniões periódicas entre os trabalhadores e a Caixa para debater soluções e melhorias para o Saúde Caixa. A superintendência da Caixa concordou com a solicitação, sugerindo inclusive que essas reuniões aconteçam virtualmente para possam contar com a presença de gestores de outros estados.
Participaram pela Caixa o Superintendente Regional Norte e Sul, Izequiel Ferreira, o Superintendente Executivo de Governo, Fulvio Franklin e a gerente de Rede, Fernanda Chaves. Representando os trabalhadores estiveram o presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, José Eduardo Marinho, o diretor administrativo e de finanças da Fenae, Marcos Saraiva, o presidente da Apcef/CE, Péricles Madeira, o representante do Conselho de Usuários do Saúde Caixa, Antônio Sancho e o diretor do Sindicato, Túlio Menezes.
