11/12/2019 13:31

Apcef CE e Fenae promovem curso de Gastronomia e Harmonização de Vinhos

undefined

Fonte: Fenae

IMG_3930.JPG

Um festival de alegria, cores e sabores tomou conta da cozinha do Centro Universitário Fametro, em Fortaleza. Com a presença de mais de 20 empregados da Caixa, associados a Apcef Ceará, o curso de Gastronomia e Harmonização de Vinhos iniciou sua passagem pela capital cearense nesta segunda (9). É uma das formações presenciais de maior sucesso da Rede do Conhecimento, promovida pela Fenae.

As atividades seguem até a próxima quinta-feira (12), das 19h às 23h, contando com aulas demonstrativas e práticas. Os participantes receberam um kit com apostila e avental e aprendem, cada dia, como preparar entrada, prato principal e sobremesa, sempre com a harmonização de um vinho correspondente.

A preparação de vegetais foi tema do primeiro dia. Como entrada, a turma preparou um creme de cenoura, tendo por prato principal uma colorida Ratatouille (clássica receita francesa com legumes cozidos longamente em azeite). Para finalizar, uma sobremesa de frutas vermelhas com calda. Na harmonização do prato principal, um espumante.

Nesta terça-feira (10), o tema será carnes bovinas; na quarta-feira (11), a preparação de aves. Na quinta-feira (12), além da preparação de peixes, os participantes entram no clima de Natal com uma receita de panetone.

Fui, vi e gostei!

IMG_3901.JPG   IMG_4054.JPG   IMG_4039.JPG

O presidente da Apcef Ceará, Rochael Sousa, falou da expectativa em relação ao curso. “É uma honra participar deste momento. Nossa expectativa é que as pessoas saiam com mais conhecimento na área da Gastronomia e harmonização com vinhos, que elas assimilem o conteúdo e possam usar o que aprenderam de forma profissional ou para o lazer, na realização pessoal ou profissional. A turma está muito empolgada com esta nova página que estamos escrevendo na vida dos associados”.

Jorge Saddi, recém aposentado da Caixa, atuava na SR Norte Sul do Ceará e enxergou no curso uma nova oportunidade. “Eu completei 40 anos de trabalho, sendo 30 anos de Caixa, e me aposentei no dia 29 de novembro deste ano. Agora, tenho o prazer de ser presenteado com esse curso de Gastronomia e Harmonização, promovido pela Fenae em parceria com a Apcef. Estou adorando participar. Enveredar pela Gastronomia é meu projeto depois de aposentado. Sou filho e neto de árabes e quero me especializar na comida árabe, e depois expandir, fazer uma faculdade, dar sequência a essa minha nova profissão pós-caixa. O curso está sendo o pontapé inicial”.

O casal Marcelo Borges, da Agência Náutico, e Beatriz Viana, da SR Norte e Sul do Ceará, também está participando. “Estou gostando muito dessa iniciativa da Fenae. Eu e minha esposa já participamos dos jogos e do evento #prontofalei. Quando a gente soube do curso, prontamente fez a inscrição. Estamos muito felizes, aprendemos muita coisa hoje”, afirmou Marcelo. “Estou totalmente encantada com o curso, eu nunca gostei de cozinhar; depois dessa experiência de hoje, já aprendi várias dicas, tá show! Parabéns à Fenae pela organização”, complementou Beatriz.

O Curso

O Curso de Gastronomia e Harmonização de Vinhos já passou por vários estados. Fundador do Estúdio de Arte Culinária, o professor Henrique Salsano é profundo conhecedor dos segredos e técnicas da Gastronomia. Ele é formado em Gastronomia pelo IAG (Instituto Argentino de Gastronomia/IESB), especialista em Tecnologia de Alimento com foco em estudo de áreas de unidades alimentares pela UnB e Master em Gastronomia pela ESAH (Estudios Abiertos de Hosteria na Espanha).

“Esse é um curso que mostra um pouco da gastronomia, o que você pode fazer com ingredientes e preparações simples. O objetivo é ter uma relação diferenciada com o alimento. Já passamos em várias capitais e essa turma de Fortaleza é muito legal, os alunos têm um calor humano muito bom, fomos muito bem recebidos na cidade.”, finalizou o professor Henrique Salsano. 

IMG_4067.JPG

 

Compartilhe