04/05/2020 21:10

Sarau na Rede reúne associados para apresentações artísticas em série de lives

undefined

palhaco3.png

Na última semana, entre os dias 30 de abril e 3 de maio, foi realizado o Sarau na Rede que reuniu virtualmente artistas da Caixa e convidados para celebrar a Cultura, o Dia do Trabalhador e os 71 anos da Apcef Ceará. Em uma série de quatro lives, associados à entidade apresentaram diversos trabalhos artísticos na música, no teatro e na poesia, além de baterem papo sobre a atual conjuntura política e cultural do país.  

Otávio Pires, diretor da Apcef Ceará e apresentador das lives, explica que o Sarau na Rede foi a primeira iniciativa de um projeto maior chamado “Som da Caixa”. “É um projeto coletivo, que envolve ideias de vários diretores da Apcef Ceará e está aberto a contribuições dos nossos associados artistas”. Segundo Otávio, os primeiros eventos seriam realizados no Clube da Caixa em 2020, mas a pandemia do coronavírus mudou os planos: “resolvemos adotar o uso da tecnologia e viabilizar o sarau pela internet. Agradecemos o suporte técnico do associado Maurílio Melo, a participação dos artistas e o apoio da Apcef e da Fenae”, finaliza.

Na opinião de Robson Barros, um dos associados participantes das lives, a ideia do sarau é uma “ótima contribuição para a música e para a arte popular”. Ele acrescenta: “esse tipo de iniciativa abre portas e janelas pra gente mostrar nossos talentos e conhecer os talentos de outros colegas. Nessa interação, acontece aprendizagem e reciclagem da cultura, da arte, da música e da poesia que eu tanto gosto”.

regna.pngParticipar do Sarau também significou bons aprendizados, como comenta a associada Regina Carla: “foi um trabalho produtivo. Rendeu novos amigos, um trabalho futuro, encontros, apresentações. Usufruímos da habilidade e do potencial de cada um para nos reinventarmos nessa crise”.

O associado Paulo Araújo, outro artista que participou do sarau com suas músicas, destaca dois aspectos: “a necessidade de se reinventar em tempos de pandemia e a própria possibilidade de fazer arte e mobilizar pessoas de várias vertentes”. Paulo afirma ainda que promover esse sarau é importante por ser o “ponta pé inicial de mais um espaço de mostra artística e espaço para discussões, criação e resistência cultural”.

Para Rogério Montenegro, diretor da Apcef Ceará, participar do Sarau na Rede com suas poesias foi “uma experiência maravilhosa e desafiadora”. Ele afirma que esse tipo de iniciativa “mostra a importância transformadora e revolucionária da cultura e como ela precisa ser valorizada na nossa Apcef”.

Ao longo dos quatro dias de live, também passaram pelo sarau para participações especiais: a associada Raquel Gomes; o presidente da Apcef Ceará; Rochael Sousa; o diretor de Comunicação da Fenae, Moacir Carneiro; e o músico parceiro Sérgio Nunes.

Todas as lives estão disponíveis no canal Sarau na Rede, no Youtube. Assista!

 

 

Compartilhe