05/08/2019 21:17

35º Conecef aprova pauta de reivindicações dos empregados da Caixa

undefined

Nos últimos dias 1 e 2 de agosto, 272 empregados e empregadas da Caixa de todo o Brasil se reuniram no 35º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef). O evento aconteceu em São Paulo e contou com o slogan “Todos contra o retrocesso”. Entre os principais pontos discutidos pelos delegados do congresso, estavam importância da unidade e resistência para defender o patrimônio público e os direitos dos trabalhadores.

No encontro, a categoria aprovou a pauta de reivindicações que será entregue à empresa e definiu estratégias de luta, reafirmando questões como a defesa da Caixa 100% pública, do Saúde Caixa e da Funcef, contratação de mais empregados e melhores condições de trabalho, fim do assédio moral e do GDP (programa de gestão de desempenho), combate ao descomissionamento arbitrário, dentre outras.

Durante dois dias, o encontro foi pautado por debates nos eixos: defesa da Caixa e dos bancos públicos, o combate à reestruturação e ao desmonte dos direitos, a defesa do Saúde Caixa, da Funcef e dos aposentados, a contratação de mais empregados, a saúde do trabalhador e condições de trabalho, a luta contra a terceirização, a verticalização e o descomissionamento arbitrário e a defesa da Previdência Social.

Para os participantes do Congresso, o projeto do governo de enfraquecer e diminuir a atuação do banco público a fim de entregar à iniciativa privada setores como cartões, loterias e gestão do FGTS, está escancarado. O processo de desmonte passa também pelas inúmeras retiradas de direitos dos empregados, com resoluções do governo que impactam nos planos de saúde de autogestão das empresas estatais como o Saúde Caixa. Destacam-se ainda medidas como a redução de trabalhadores nas unidades, gerando sobrecarga de trabalho e adoecimento.

conecef2.jpgRochael Sousa (foto ao lado), presidente da Apcef Ceará, destaca que o Conecef é o principal fórum de deliberação dos empregados da Caixa, onde são discutidas as principais necessidades da categoria. “É um momento importante para unificar e fortalecer a luta pelos direitos dos trabalhadores e contra o desmonte do maior banco público do país. Precisamos fazer resistência”, afirma.

Moções

Os delegados e delegadas aprovaram também as seguintes moções: em defesa da Caixa 100% Pública, do FGTS e do Brasil; em repúdio à perseguição do Governo aos estados do Nordeste; em defesa da liberdade do ex-presidente Lula e do líder sindical argentino Daniel Ruiz; de apoio ao aposentado do banco e ex-presidente da Fenae, Pedro Eugenio Leite, processado judicialmente pelo atual presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

 

Compartilhe